DESERTOS !!!

Florestas Tropicais

                  

A floresta tropical existe em três regiões na Terra: na América, na África e na Ásia.Das três, a menor área de floresta tropical é a africana.


Este bioma é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água, mas ocorre a decomposição da matéria orgânica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade.



Características


Flora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias,orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa.
Fauna: Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara.
Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C

Florestas Temperadas

Flora


A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, tulipeiro, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro.


Fauna

É bastante rica, insetos xilófagos (que se alimentam de madeira), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, alguns animais migram enquanto outros hibernam.


Clima

É conhecido como clima temperado. as quatro estações são bem definidas. As secas são raras e não muito severas.


Taiga


Flora

A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo se encontra congelada) sendo constituída sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o pinheiro silvestre).
Outra conífera que também pode aparecer é o Larício europeu de folha caduca - Lárice. Em certas condições também podem aparecer Bétulas e Faias pretas


Fauna

Os animais da Taiga são alces, focas, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, socis, morcegos, coelhos, lebres, tigres e aves diversas.

Clima

O clima é sub-ártico, com ventos fortes e gelados o ano todo. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitaçao anual (40-100 cm). Há duas estações do ano Inverno e Verão. O inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitaçao em forma de neve; os dias são pequenos. A temperatura oscila entra -54° e 21 °C.

Tundra




Clima
Apresenta verões muito curtos, com uma duração do dia muito longa, com uma temperatura média entre -8°C e -4°C (não excedendo os -6°C). Durante as horas de escuridão a neve, vai caindo e acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitação são muito pequenas (entre 75 e 35 cm, incluindo a neve derretida). Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo, no verão.

 Só no verão, com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do dia fica por volta de 24h e quando temperatura não excede os 12°C, que a camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar pelas camadas inferiores. Formam-se então charcos e pequenos pântanos. Pelo dia ser de longa duração ocorre uma "explosão" de vida vegetal, o que permite que animais herbívoros sobrevivam - bois almiscarados, lebres árticas, renas elêmingues, na Europa e na Ásia, e caribus na América do Norte. Estes por sua vez constituem o alimento de outros animais (comem uns aos outros), carnívoros, como os arminhos, raposas árticas e lobos.

Vegetação
O crescimento da vegetação é lento. A vegetação predominante é composta de líquenes,musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que as impedem de crescer. As plantas com raízes longas não podem se desenvolver pois o subsolo permanece gelado. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e consequentemente, o crescimento da vegetação é lento.
Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Outra adaptação é que elas crescem junto ao solo, o que as protege dos ventos fortes. As folhas são pequenas, retendo a umidade com maior facilidade. Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra.

Fauna
A maioria dos animais, sobretudo aves e mamíferos, apenas utilizam a tundra no curto Verão, migrando para regiões mais quentes no Inverno. Os animais que ali vivem permanentemente, como os ursos-polares, bois almiscarados (na América do Norte) e lobos árticos, desenvolveram as suas próprias adaptações para resistir aos longos e frios meses de Inverno, como um pêlo espesso, camadas de gordura sob a pele e a hibernação.

Animais em extinção

 Ecologia - Tartarua-marinha<br>Foto: Guy Marcovani/ Projeto Tamar


A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira. 


Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat destes animais, como mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestres.

A nova "lista vermelha" mostra que o número de animais em risco de extinguir-se quase dobrou. Seria uma grande alegria para a natureza que acontecesse justamente o contrário: que ela estivesse cada vez mais reduzida, na contramão da crescente desordem natural que domina o mundo
.